sexta-feira, 18 de julho de 2008

Kung Fu acreano mais uma vez mostra sua força


Atletas ganham medalhas de ouro em Natal
Marclice e Gleicimar posam ao lado do professor Nil
Flaviano SchneiderMais uma vez o kung fu acreano mostrou sua força: os dois atletas, que representaram o Estado, no Campeonato do Norte e Nordeste, conquistaram medalhas, disputando com 500 atletas de outros estados. Gleicimar Silva de Araújo obteve duas medalhas de ouro e Marclice Souza dos Santos conquistou uma medalha de ouro em combate e uma medalha de prata em rotinas (kati).
Para participarem do campeonato, ocorrido no último dia 15 e 16, Gleicimar e Marclice tiveram que enfrentar uma viagem de ônibus que durou cinco dias, de Rio Branco a Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os dois representantes acreanos foram escolhidos devido a seus resultados no campeonato estadual, realizado em junho passado, entre mais de 300 atletas.
Gleicimar participou na categoria até 65 kg, competindo na categoria kuo shu, subcategoria lei-tai e na categoria wu shu, subcategoria san-shou. Ele está em vias de tornar-se profissional e já se prepara para disputar o Super Fight, categoria em que as competições dão não apenas medalhas mas também remuneração em dinheiro. Fazem parte também da premiação profissional os cinturões; ganhando três vezes consecutivos leva o cinturão para casa. Glecimar agradeceu o apoio que sempre teve do professor Nil, que é um dos principais instrutores de kung fu no Acre. O Governo do Estado do Acre auxiliou os representantes acreanos nas despesas de viagem.
O professor Nil disse que o evento foi uma boa oportunidade para o Acre mostrar sua condição de excelência na prática do esporte em comparação com os praticantes do Nordeste e Estados do Norte. O campeonato foi realizado pela Federação de Kung Fu do Rio Grande do Norte, com apoio da confederação brasileira.
No mesmo período, outro acreano, instrutor Roberto Gaioso Braga, participou do campeonato regional do Paraná, em Curitiba, na categoria rotinas com lanças, e obteve uma medalha de ouro e um troféu.
Intercâmbio precioso
Segundo o professor Nil, a ida de acreanos para outros estados tem grande significado para suas vidas, pois além do intercâmbio cultural e do conhecimento do nível de outros atletas, permite a eles conhecerem a grandeza de nosso país, Marclice, por exemplo, ainda não conhecia o mar e ficou encantada. Natal deixou os dois acreanos entusiasmados, por suas belezas e pratos à base de frutos do mar.
Após uma viagem tão longa, Gleicimar e Marclice foram muito bem recebidos na capital potiguar e quebrando a regra não ficaram hospedados em academias, mas em casas de outros atletas colegas. Sua presença, por ser o Acre tão distante do Nordeste acabou atraindo a curiosidade dos outros atletas e até dos meios de comunicação locais, tendo os dois concedido, no período, quatro entrevistas. Além disso, o kung fu acreano é bem conceituado em nível de Brasil.
Com os resultados obtidos, Gleicimar e Marclice se classificaram para o campeonato brasileiro que vai acontecer em agosto, em São Paulo. Outros 20 atletas acreanos participarão do campeonato brasileiro. Segundo o professor Nil, outro objetivo ainda maior é levar acreanos para participarem do campeonato mundial que vai ocorrer em Xangai-China, no mês de setembro. Pelo retrospecto em campeonatos brasileiros, o Acre já tem participação garantida no campeonato mundial.
Kung fu, um esporte popular no Acre
Está sendo concluído um levantamento, mas pelos dados preliminares o Kung fu, com mais de dois mil praticantes é o segundo esporte preferido dos acreanos, só perdendo para o futebol em popularidade. No Estado existem a Superliga de Kung Fu, a Federação de Kung Fu e ainda outras nove associações independentes.
Segundo o professor Nil ainda não existe uma preocupação oficial para a estruturação das artes marciais. Se já houvesse um espaço com cobertura e piso, a popularidade do kung fu seria ainda maior. Ele conta que o maior incentivador tem sido o senador Tião Viana. Hoje, os praticantes da arte marcial tem uma sede provisória onde se pretende criar um centro de excelência, um local específico para treinamento de alto rendimento.
Campeonato de iniciantes - No próximo domingo, 6 de agosto, haverá um campeonato de todos os núcleos de kung fu na Assermurb. Visa a participação de atletas iniciantes, para avaliação do nível técnico, motivar os novatos. A coordenadora do evento, instrutora de kung fu Tereza Cristina vai tirar subsídios, através de entrevistas, para a monografia da dissertação de bacharelado em Educação Física na Ufac.

Nenhum comentário: