sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Minissérie retrata região amazônica e impulsiona o turismo

INSTITUTO DOM MOACYR FORMA A PRIMEIRA TURMA DE TÉCNICOS EM TURISMO
A primeira turma do Curso Técnico em Turismo Regional encerra suas atividades na próxima sexta-feira, dia 04/08, com a realização da I Mostra de Turismo do Acre, a partir das 16h, no Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira.
Além de apresentar o potencial turístico das cinco regiões brasileiras, a Mostra será um momento para os educandos exporem seus projetos de aprendizagem desenvolvidos durante o curso, que durou 1.200 horas. Eles mostrarão o folclore, a culinária, os atrativos turísticos, as danças, as músicas e os principais roteiros regionais, através de desfile de modas (da grife dos Yawanawá), restaurantes mineiro e gaúcho, sala de cinema reproduzindo o Festival de Cinema de Gramado, teatro de Porto Acre, quadrilha junina, sala de bingo para a terceira idade etc.
Os 26 formandos do Curso Técnico em Turismo terão como principal habilitação a de Guia em Turismo Regional e já até criaram o Sindicato dos Guias – SINGTUR/AC. A partir da formação dessa primeira turma, para ser Guia de Turismo será necessário passar por uma formação profissional, caso contrário, o exercício da função será ilegal.
O Curso Técnico em Turismo é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a SETUR, o Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr e o SEBRAE. Ele representa uma das estratégias para a implementação do projeto de desenvolvimento regional sustentável, que tem como um de seus eixos principais o Turismo.
A I Mostra de Turismo do Acre vai até às 22h, com um show musical de artistas locais e de educandos e mediadores que se revelaram durante o curso. O CEP Serviços Campos Pereira fica localizado na Rua Riachuelo, 138, Bairro José Augusto, ao lado da Escola Estadual de Ensino Médio Humberto Soares.

Plantão Publicada em 11/01/2007 às 19h17mCarla Campos, Especial para o Diário de São Paulo
SÃO PAULO A minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", da TV Globo, conta a história do Acre, que é pouco conhecida entre os brasileiros. Mas o programa acabou por colocar em evidência um outro ponto turístico, a Amazônia. Uma floresta que ocupa cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados e, no Brasil, está presente em nove estados: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. A biodiversidade e o turismo de aventura atraem turistas do mundo todo. A riqueza da região pode ser conferida na natureza e na cultura. E entre as opções de lazer para os turistas estão trilhas na selva e pescarias, entre outras atividades .
A atriz Giovanna Antonelli, que na trama interpreta Delzuite, filha do seringueiro Bastião, vivido por Jackson Antunes, contou que passou dez dias na floresta para fazer uma cena com os botos, no Rio Negro. Ela adorou a experiência. "Foi mágico estar no meio da floresta amazônica, lugar que sempre quis conhecer."
Christiane Torloni, a Maria Alonso de "Amazônia", primadona de uma companhia de dança, enfatizou que todo brasileiro deveria visitar a Amazônia ao menos uma vez na vida.
- Se nós conhecêssemos como é belo o nosso país, provavelmente ficaríamos mais brasileiros.
Segundo Glória Perez, a autora da minissérie, a proposta do trabalho é "apresentar o Acre ao Brasil e levantar a discussão sobre o destino da Amazônia". E, de fato, como afirma Juarez Cintra, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo, (Abav-SP), o mercado turístico espera um grande impacto do programa televisivo.
- No mínimo, 10% de aumento na procura por destinos que compõem a região amazônica, por conta das cenas exibidas na trama.
Nas prateleiras das agências de viagens, os visitantes encontram pacotes diversos à venda.